segunda-feira, 26 de maio de 2014

Ser um intercambista


Um dia comum no Brasil , morrendo de ansiedade de vir pra Bélgica , eu encontrei um texto na internet e comecei a sentir tudo que um pré intercambista pode sentir . A famosa TPI , tensão pré intercambio . Tive medo , insegurança , felicidade , mais ansiedade , mas uma pergunta : " será que eu vou conseguir ?" Foi lá que minha ficha caiu , e eu tombei na realidade , e me senti um momento num sonho , mas que na verdade ia se realizar em pouco tempo .

Esses dias eu descobri um novo sentimento .Eu falo isso , porque eu já tive vários sentimentos que não tem nome  ,é uma coisa esquisita , vários sentimentos ao mesmo tempo ,impossível de explicar . Estou no fim do meu intercâmbio , e sinto : saudades de casa , dos meus amigos , família , mas sinto medo ao mesmo tempo porque vai tá tudo mudado , não vai ser a mesma coisa que antes . Mas eu mesma , não sou a mesma de antes , e isso junto , me dá mais medo ainda . Voltar a minha vida normal , e a interrogação que sempre esteve na minha cabeça , e que durante esse ano ficou um pouco borrada , "O que você vai fazer quando crescer ? " , na verdade eu já cresci e não tenho certeza de nada . Mas ok , é a vida . Mas e a Bélgica ?

Esse assunto me deixa desesperada , porque  nesse um ano , meu coração e minha cabeça recebeu muitas coisas novas ! Novos gostos , nova língua , novas famílias , experiencias , amigos , até uma nova nacionalidade ,porque eu me sinto um pouco Belga agora . Como vai ser esquecer essa minha vida de intercambista ? Tudo aqui está sendo tão importante pra mim , tantas coisas que aconteceram , tantas outras coisas dentro de mim , que eu não sabia que eu tinha , e que eu descobri .Tantas pessoas que eu conheci , e que não sei como vou viver sem . Foi só um ano , mas e agora ? Como vai ser ter uma outra vida , do outro lado do mundo ? Isso vai ser uma outra descoberta , pra mais tarde .

Ontem a noite , eu estava sentada na minha cama, de banho tomado e pijama, me sentindo em casa , e encontrei o texto de novo por acaso . Foi tão incrível , porque uma coisa que me despertou tantos sentimentos antes de vir , agora se tornou só alguns parágrafos de tudo que eu já vivi aqui ! Eu não podia imaginar antes , mas sim, agora eu sei o que como , e o que é , ser uma intercambista .


"Ser intercambista é essa hora em que o peito aperta mesmo. É se despedir de alguém sem saber se existirá um reencontro no futuro. A dúvida que machuca. É aquela hora da noite em que a magia toda desaparece e sobra só essa saudade, que invade e toma conta. É não ter dinheiro, e mesmo assim poder contar com um amigo pra ajudar nas finanças. É chegar em casa no meio da noite e amar essa liberdade toda. É precisar constantemente de carinho e chorar cem vezes mais do que o normal. É querer saber da vida dos velhos amigos, e ficar triste ao não conseguir acompanhar. E no fim das contas, deixar pra lá. É também criar uma vida inteira novinha em folha. É nascer de novo e poder interpretar qualquer personagem. Ser intercambista é esquecer que existem vários países no mundo. Ou lembrar, mas amar e respeitar cada um deles. É não se importar em ficar um dia sem banho ou sem janta. É ganhar uns bons quilos a mais, mas quem se importa? É sentir tudo mais amplo e intenso. Ser intercambista é sair pra andar sem rumo à noite. O importante é a companhia. É transformar um probleminha num problemão. E resolver os desafios que a vida coloca na nossa frente com caráter. É ter sinceridade, é a vontade de ser melhor. É se olhar no espelho a cada dia e perceber que muita coisa mudou. Por dentro também. Aliás, a maior mudança é a interna. Ser intercambista é ter uma, duas, três famílias novas. E encontrar refúgio na família dos outros. É aprender a ser gentil. É chorar muito, e sofrer. E sofrer mais. É ir pra cama todos os dias com um sorriso bobo no rosto e uma certeza no coração: a de estar vencendo, aos pouquinhos. É ganhar uma nova melhor amiga, ou várias melhores amigas. É perder a vergonha. Ser intercambista é não se importar em dormir desconfortavelmente, desde que isso signifique ter lugar pra mais um. É aprender uma nova língua, e de vez em quando ter o vocabulário inteiro baseado em “sim” e “não”. É olhar pra trás e sentir medo, porque a velha vida não encaixa mais. Não faz mais sentido. Dá pra ficar pra sempre? É a vontade de trazer a família pra perto. É lembrar de um cheiro e chorar. Lembrar de um sorriso e chorar. E chorar sem motivo. É esse medo de não ser bom o bastante, forte o bastante. É a maravilha de ficar longe de tudo e todos. É recomeçar. Ser intercambista é ir parar numa festa inesperada e cheia de desconhecidos. Ou sempre na mesma festa, desde que não seja necessário pagar entrada. É dar valor ao dinheiro e à comida. É estranhar os pratos típicos do país anfitrião e ter um estoque de doces na mochila. É o valor da amizade. É a necessidade de um ombro amigo, um colo, um pouquinho de compreensão. É viver no aeroporto, e odiar ver as pessoas partirem. É se acostumar com isso. Ser intercambista é sentir tanto, que às vezes se faz necessário sentar um pouco pra organizar o lado de dentro. É mudar de casa e de alma. Ter fome de mundo, cultura e informação. É querer desacelerar, mas também amar a velocidade. É botar uma muda de roupa na mochila e dizer “estou indo”. Ser intercambista é nunca parar de ir. De partir. Nunca parar de chegar e aprender. E o melhor de tudo? Nunca saber onde e como tudo isso vai acabar.

Ser intercambista é esse exato momento em que eu me encontro agora: sentada na minha cama, de banho tomado e pijama, me sentindo em casa. Do outro lado do mundo."


Nenhum comentário:

Postar um comentário